CPCJ-GO On-line

 

O Centro de Pesquisas em Cultura Japonesa de Goiás (CPCJ-GO), em seus dois anos de existência, inicialmente, procurou agregar pesquisadores goianos de diversas áreas de conhecimento que vinham desenvolvendo isoladamente seus trabalhos e pesquisas com temáticas relacionadas à cultura japonesa. Os pesquisadores associados trouxeram para o CPCJ-GO suas contribuições partidas de teses de doutorado, dissertações de mestrado ou mesmo intenções de aprofundamento e realização de pesquisa. Com isso, o grupo estabelecido procurou apresentar em diversos ciclos de debates os trabalhos já existentes e também procurou apontar possíveis caminhos para uma interlocução multidisciplinar com o grupo de atuais pesquisadores.

Após algumas reflexões e debates, o CPCJ-GO vem propor a instituição de linhas de pesquisa que agrupam temas comuns e possuem abordagens que dialogam de forma interdisciplinar com outras áreas de conhecimento (segundo classificação CAPES):

Grande área de conhecimento — MULTIDISCIPLINAR
Área de conhecimento — INTERDISCIPLINAR
Subárea — SOCIAIS E HUMANIDADES

LINHAS DE PESQUISA:

PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Roberta Akemi Yamada / Setsumi Monomi / Célia Mari Gondo Passos

EMENTA: Estudos aplicados à compreensão da língua japonesa. Reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da língua japonesa no Brasil e em Goiás. Investigação sobre as formas de apropriação e aquisição da linguagem em seus espaços de promoção e ensino (núcleo familiar, escola de língua). O interesse de não-descendentes pela língua japonesa e a atual relação dos descendentes com a cultura matricial. Estudos sócio-linguísticos sobre a linguagem e as formas comunicacionais no Japão. Literatura japonesa no Brasil. Estudos comparativos sobre os produtos culturais comunicacionais e visuais japoneses (anime, mangá, cinema, música, moda, entre outros) no Ocidente. A influência do design japonês na cultura mundial. Entre-lugar na arte e arquitetura japonesa.

OBSERVAÇÃO: a metodologia para o andamento do trabalho do grupo será definida pelo professor responsável juntamente com os pesquisadores associados.
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Dra. Cecília Noriko Ito Saito / Me. Marcel Farias de Sousa

EMENTA: Análise da cultura como geradora de percepções e concepções de corpo e de cultura corporal. Estudos sobre as concepções de corporalidade na sociedade japonesa. Educação do corpo na história japonesa e na atualidade. As práticas corporais japonesas (danças e lutas): significados e determinações sócio-culturais. A mundialização das práticas corporais japonesas e suas formas de apropriação no Ocidente e pelos meios comunicacionais. A relação das práticas corporais com a sociedade contemporânea japonesa e brasileira. O Bujutsu/Budô enquanto área de estudos acadêmicos. Desenvolvimento das lutas japonesas e dança no Brasil e em Goiás. Religiosidade, filosofia, concepção de corpo e seu trato pela perspectiva cultural japonesa. Entre-lugar nas práticas corporais. Comportamento e personalidade japonesa. Estudos sobre as práticas médicas japonesas.

OBSERVAÇÃO: a metodologia para o andamento do trabalho do grupo será definida pelo professor responsável juntamente com os pesquisadores associados.
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Dr. Ismar Lima Borges / Eduardo Araújo de Ávila / Alex Sampaio Sapiência

EMENTA: Estudos sobre a história japonesa: História cultural. História comparada Japão-Brasil. A modernização brasileira e a relação com o Japão. O processo migratório para o Brasil, sua política de desenvolvimento, seus significados e a presença da nação japonesa. As colônias japonesas no Brasil e o desenvolvimento regional. A migração japonesa para Goiás: constituição da Colônia do Cerrado. O movimento dekassegui. Estudos comparativos sobre o desenvolvimento técnico-científico no Japão e no Brasil. Sustentabilidade e meio- ambiente no Japão e Goiás. Espaço, território e urbanização japonesa e brasileira. Religião, seitas e práticas espirituais japonesas em Goiás.

OBSERVAÇÃO: a metodologia para o andamento do trabalho do grupo será definida pelo professor responsável juntamente com os pesquisadores associados.
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: Bruno César Caixeta Leme

EMENTA: Estudos sobre o desenvolvimento tecnológico japonês. Impacto das tecnologias japonesas no mundo. Estudos aplicados à Automação e Robótica. Linguagens informacionais, softwares e aplicações.

OBSERVAÇÃO: a metodologia para o andamento do trabalho do grupo será definida pelo professor responsável juntamente com os pesquisadores associados.

Início | Sobre CPCJ | Pesquisadores | Parcerias | Eventos | Contato | Links

Copyright 2011 – Centro de Pesquisas em Cultura Japonesa de Goiás – Todos os direitos reservados.